Assim diz o Senhor:

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. (Tiago 4:10)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Oração Vitoriosa - Oração

“ No devido tempo para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique hoje sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que segundo a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus, e que a ti fizeste retroceder o coração deles. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no Rêgo. O que vendo todo o povo, caíram de rosto em terra, e disseram: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! Disse-lhes Elias: Lançai mão dos profetas de Baal, que nem um deles escape. Lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou” 1 Rs 18.36-40.

            Na vida de Elias vemos uma representação da oração vitoriosa. Sua oração venceu, literalmente, o inimigo. Quem era esse inimigo? Era Baal com seus sacerdotes – o ídolo e o seus servos. Eram aqueles que dividiam o coração do povo de Israel! Toda a terra estava infestada deles. Essa é uma figura dos demônios, que cercam também a nós, e que infestam o mundo. São os espíritos do abismo: espírito de indolência, de incredulidade, de amor ao mundo, e de idolatria, que querem dividir o nosso coração. E agora vejam: Elias venceu esses inimigos. Através de quê? Através da oração! Oh, que nos tornássemos homens de oração! Todos os inimigos à nossa volta teriam que fugir diante da santa majestade de Deus, que se manifestaria através da nossa oração. Eu digo a todos: O Deus de Elias vive ainda hoje!
Como era a oração de Elias?Esse é um grande segredo! O Senhor Jesus diz que não devemos falar muito, usando de vãs repetições, como os gentios. Ele quer dizer com isso, que devemos clara e determinadamente  pedir por aquilo que nos pesa no coração. Muitos vivem cercados por uma nuvem piedosa, usam um palavreado impressionante diante do Senhor, e quando se levantam dos seus joelhos não sabem mais o que oraram. Aprende também tu a orar determinadamente. Essa oração concreta é nada mais que contar com o Salvador vivo e presente, que é poderoso para intervir e ajudar imediatamente. Elias diz: “...fique hoje sabido que tu és Deus em Israel...’
A oração de Elias teve uma razão correta.A Razão mais profunda do seu coração não era nem a conversão do povo, mas a honra de Deus. Ele diz: “...fique hoje sabido que tu és Deus em Israel...”, e no versículo 37: “Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus...” A ardente paixão na vida de Elias era a honra de Deus. Somente depois ele diz no versículo 37: “... e que a ti fizeste retroceder o coração deles”. É bom que tu ores pela conversão da tua mulher, do teu marido ou do teu filho, mas por que afinal queres que eles se convertam? Tu dizes: para que não se percam. Então preciso dizer-te que esse é um motivo pouco profundo. Se Deus, em sua misericórdia, mesmo assim te atende, esse atendimento é retardado e dificultado pelos teus motivos egoístas. Sim, teu marido, tua mulher, teu filho não devem perder-se. Há, porém, mulheres que oram pela conversão do seu marido, enquanto a razão mais profunda do seu coração é realmente o desejo de que a sua vida não seja mais tão difícil e que ele também comece a ir às reuniões. Como o Senhor é paciente! Quando orares pela conversão dos teus parentes, o primeiro motivo deverá ser: Senhor, teu santo nome é blasfemado pela situação de incredulidade. Salva-os, para que Tu sejas honrado e recebas a recompensa das Tuas dores.
A oração de Elias tinha por base a inabalável certeza de ser ouvido!Como ele podia saber que o Senhor o ouviria imediatamente em seguida à sua curta oração? Ele podia ter passado um vexame diante dos sacerdotes de Baal. Milhares de pessoas assistiam com a respiração suspensa. Eu creio que a certeza de Elias se originava da sua obediência absoluta diante do Senhor. Ele exclamava na sua oração: “... fique hoje sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que segundo a tua palavra fiz todas estas coisas.”. Em outras palavras: Senhor, não estou aqui por iniciativa própria, fiz, porém, tudo o que ordenaste; e agora faz tu aquilo que não posso fazer. Vemos quão decididamente Elias seguia o caminho da obediência já nas suas atitudes exteriores: ele não orou deste modo antes de restaurar o altar do Senhor, que estava em ruínas v.30. Ele estava em pé sobre o terreno do altar. Assim podemos orar vitoriosamente; quando damos o primeiro passo para a obediência, quando estamos em pé sobre o terreno do altar, sobre o terreno da cruz. Quando constantemente entregamos nossa vida na morte de Jesus, podemos dizer: Senhor, fiz todas as coisas segundo a tua vontade. Em segundo lugar, Elias somente começou a orar no momento em que se devia apresentar a oferta de manjares v.36. Que maravilhosa figura, se lembrarmos que a oferta de manjares era um dos cinco sacrifícios do Antigo Testamento, em que não era derramado sangue. A oferta de manjares nos lembra a santa vida de Jesus, que não necessitava do sangue da reconciliação. A Epístola aos Hebreus diz: “Porque nos temos tornado participantes de Cristo” Hb 3.14. Nós deveríamos nos identificar com a oferta de manjares, com a santa vida de Jesus, pois assim diz o Senhor: “Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” Lv 19.2b. Viver no terreno da cruz e na santificação consciente é a expressão prática da obediência, através da qual também o Senhor ouve as orações e envia fogo do céu. Por isso, João diz na sua primeira carta: “... e aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos diante dele o que lhe é agradável” 1 Jo 3.22. Eu lembro que Elias, como diz Tiago, era um homem igual a nós. Mas Elias era tão poderoso na sua oração, porque fazia o que Deus queria. Vocês conhecem o triplo grandioso resultado desta oração: o fogo do Senhor caiu do céu e consumiu tudo, não somente o holocausto, mas também o que era duro, frio e do mundo: lenha, pedras, terra e água. Que maravilhoso será aprendermos a orar como Elias, sobre o terreno da cruz e santificados! Então o Senhor aceitará nossos holocaustos, e tudo que é terreno (lenha, pedras e terra) será consumido pelo seu fogo.
Através da oração de Elias, o povo cego reconheceu o Senhor, pois exclamou: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!” Se quisermos que este mundo endurecido, religioso e incrédulo volte a conhecer a glória do Senhor, precisamos de homens que orem como Elias. Outra conseqüência da oração de Elias foi o fato de que na mesma hora os inimigos empedernidos, que enganavam o povo, foram vencidos e executados. Porque o Deus de Elias vive ainda hoje e é o mesmo, pergunto: quem quer ser um homem de oração como Elias? Então dobra agora teus joelhos e te entrega ao Senhor.
O Deus de Elias vive hoje ainda,
responde às tuas dúvidas
enche-te com o Santo Espírito,
quer tua vida conduzir.
Ó, restaura o teu altar,
entrega-lhe tua vida inteira.
Aquele que é o mesmo sempre
dará resposta certamente.
O Deus de Elias vive hoje ainda,
Ele é o mesmo, crê!
E quer contigo nesta hora,
estabelecer aliança nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário