Assim diz o Senhor:

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. (Tiago 4:10)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Oração na fé - Oração

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, por quanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” Hb 11.6. “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha este homem que alcançará do Senhor alguma coisa” Tg 1.6-7.

            Nossa próxima pergunta é: Como devemos orar?

Na fé!
O que significa orar na fé? Significa: apoiar-se na oração sobre as promessas de Deus. – Não podemos crer sem termos um fundamento. Há pessoas que exclamam: Precisas somente crer, e receberás! – Mas elas estão completamente enganadas. Em cada situação preciso de uma bem determinada promessa de Deus, na qual posso fundamentar minha fé. E isso é maravilhoso; as promessas existem! Para os solitários: “E eis que estou convosco todos os dias” Mt 28.20b. Para os fracos: “... o poder se aperfeiçoa na fraqueza” 2 Co 12.9b. Para os ansiosos: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” 1 Pe 5.7. Para os tristes: “Portanto não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força” Ne 8.10. Para os doentes: “... eu sou o Senhor que te sara” Êx 15.26b. – Ouve: para cada situação específica, Deus deu uma promessa determinada, para que tu possas apoiar-te com toda a certeza e na fé sobre essas palavras de Deus. Por que não oras corajosamente na fé? “Sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11.6. Tua luta é que as promessas de Deus contradizem aquilo que tu sentes, percebes e vês. Mas a oração é a maior expressão da fé, isto é, tu não te deixas mais prender pelo visível, mas deixas-te determinar pelo invisível. A incredulidade crê o que vê; a fé vê o que crê.
Na fpe vemos o poderoso Senhor. Na fé vemos como Ele age. Na fé vemos as torrentes de bênçãos, que ele quer derramar. Na fé vemos milhares de pecadores que se arrependem.
Na oração na fé aceitamos suas promessas como verdadeiras, apesar de ainda não vermos a realização. João testemunha: “e aquilo que pedimos, dele recebemos porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável” 1 Jo 3.22. A fé transpõe aço e rocha e compreende o Todo-Poderoso. Filho de Deus, começa a apoiar-te em oração sobre as promessas de deus, e experimentarás milagres. Naturalmente isso é contra a nossa lógica humana e nosso raciocínio. Deus destruiu a sabedoria dos homens. Deus não age “logicamente”. Com Ele deves tornar-te como uma criança. Deves poder exclamar com Isaías: “Que direi? Como prometeu, assim me fez” Is 38.15. Maravilhoso Deus!  Deus espera que eu utilize suas promessas na oração na fé!
E mais: Como devemos orar?
Com perseverança!
A Bíblia diz em Romanos 12.12b: “sede... na oração perseverantes”. Aqui percebe-se quais orações são sentimentais:  logo desistimos. Deus prova tua fé, quando não responde imediatamente à tua oração. Muitos perdem as maiores bênçãos, porque desistem e param de orar exatamente antes do Senhor responder. Por que? Porque frequentemente vemos no objeto da oração exatamente o contrário daquilo que pedimos. – Por exemplo, quando tu oras pela salvação do teu filho, do teu marido, da tua mulher, verás frequentemente que eles se afastam ainda mais do Senhor. Pois Satanás age com interesse especial em pessoas pelas quais se está orando, porque ele sabe que deus, cedo ou tarde, responderá às orações. Portanto, não desanima! Persevera, mesmo que vejas o contrário daquilo que estás pedindo, pois exatamente então tens a garantia de resposta à oração.
Com conformação!
 Se não conheces a vontade de Deus em algum assunto, então ora de todo coração, com perseverança, mas com conformação. Quando Davi perdeu um filho por causa dos seus pecados – ele estava gravemente enfermo – orou como nunca antes. Lemos em 2 Samuel 12.16: “Buscou Davi a Deus pela criança; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra”. Os servos de Davi temiam informar-lhe que a criança estava morta. Entendendo, porém, Davi que a criança estava morta, levantou-se da terra, lavou-se, ungiu-se, mudou as vestes, entrou na casa do Senhor, e adorou. Davi estava conformado com a vontade de Deus, porque sabia: isso deve cooperar para o meu bem. – Filho de Deus, quando és atingido por uma desgraça, ora com conformação, pois o que achas que seja mais importante: que Deus afaste a aflição de ti, ou que tu aprendas aquilo que Deus quer ensinar-te através dela? Ora com conformação, pois romanos 8.28 vale também para ti: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
Devemos orar segunda a vontade de Deus!
“sim”, pensarão alguns, “em cada oração devemos dizer: Senhor, seja feita a tua vontade!” Mas isso não é verdade! Somente quando não conhecemos a vontade de Deus sobre certo assunto, dizemos: Seja feita a tua vontade, e não a minha. Se, porém, conhecemos a vontade do Senhor e mesmo assim dissermos: Senhor, seja feita a tua vontade; essa expressão PE incredulidade camuflada. Deus nos mostra claramente a sua vontade:
1.    Por expressas promessas na Bíblia;
2.    Guiando-nos pelo Espírito Santo;
3.    Por determinadas situações e circunstâncias.


Não temos o direito de dizer: Senhor, seja feita a tua vontade, quando Ele nos deixou conhecer a sua vontade. Há filhos de Deus que sempre novamente estão em dúvida, se isso ou aquilo é a vontade de Deus. Podes ficar imediatamente curado disso se puderes dizer: Quero a vontade de Deus a qualquer preço. – Então não podes mais errar, pois teu caminho está preparado até ao objetivo final, segundo efésios 2.10: “Pois somos feitura dele, criados em cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Se vires então dois caminhos diante de ti, ora infantilmente sobre o assunto. Em um ficarás intranqüilo, não o segue. No outro ficas feliz e tranqüilo, então segue-o em nome de Jesus. Pois tu queres a vontade do Senhor, e então o seu Espírito te guiará em toda a verdade. Não podes errar, porque a tua vontade está submissa à sua vontade! A vontade de Deus é que tu ores na fé. A vontade de Deus é que tu perseveres na oração. A vontade de Deus é que tu não percas mais tempo, e te disponhas para Ele na luta da oração, orando segundo a sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário