Assim diz o Senhor:

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. (Tiago 4:10)

terça-feira, 5 de julho de 2011

AS CONDIÇÕES PARA ORAR - Oração

“Oração do aflito que, desfalecido, derrama o seu queixume perante o Senhor. Atendeu à oração do desamparado, e não lhe desdenhou as preces” Sl 102.1,17.

            Vamos inicialmente perguntar-nos: Qual é o verdadeiro requisito para a oração vitoriosa?

Estar aflitoPor favor, verifica na escritura, quantas vezes o Senhor promete ajudar aos aflitos e ouvir sua oração. “Tu salvas o povo humilde” 2 sm 22.28. “Porque viu o Senhor que a aflição de Israel era mui amarga” 2 Rs 14.26. “... faz justiça aos aflitos” Jó 36.6. “Tens ouvido, Senhor, o desejo dos humildes” Sl 10.17. “Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu” Sl 34.6. Sim, o Salmo 149.4 chega a dizer: “... de salvação adorna os humildes”. E assim poderíamos prosseguir. Estar aflito significa: ser impotente, descrente de si mesmo. Só esses podem tornar-se príncipes de oração, pois a verdadeira oração demonstra profunda dependência do Senhor. Todos aqueles, que ainda não sabem orar sem cessar, são pessoas cuja própria força freia o poder do Senhor. Sempre fico com um certo receio quando ouço alguém orar: “Senhor, dá-me forças!”, pois o Senhor nada pode fazer com pessoas poderosas. Pelo contrário, no Salmo 102.2b está escrito: “Ele me abateu a força no caminho”. Sentimentos de poder afastam o espírito da oração. A Bíblia diz: “a minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” 2 Co 12.9 e: “o Senhor é fortaleza da minha vida” Sl 27.1. Por isso, somente os aflitos podem orar verdadeiramente. Nesse sentido digo a todos os meus amigos doentes, incapacitados e velhos: justamente vocês podem ser príncipes e princesas de oração!
Estar DesamparadoO Salmo 102.17 diz: “Atendeu à oração do desamparado, e não lhe desdenhou as preces”. Aqui fala-se de pessoas abandonadas e sós. Se experimentaste amargas decepções com teu irmão ou teu próximo, sim, se mesmo o mais querido que tens no mundo te decepcionou, então Deus o permitiu porque quer educar-te para seres uma pessoa de oração. Isto é: Deus tira-te todos os apoios para que dependas dele unicamente. A Bíblia diz: “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço... Bem-dito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor” Jr 17.5-7. Deves frustrar-te com carne e sangue, para que o Espírito de oração tenha poder sobre ti. Isso é motivo suficiente para lembrar em suave amor aqueles que te decepcionaram.

            Perguntemo-nos ainda:
Qual deve ser a nossa situação diante de Deus, na oração?Também aqui a Escritura é clara: “o Senhor está longe dos perversos, mas atende à oração dos justos” Pv 15.29. “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” Tg 5.16. Sim, fraco em mim mesmo, mas perfeito, justo e sem mácula posso chegar-me diante da santa face de Deus. Como é possível? Só é possível através do sangue de Jesus. Conforme Romanos 3.25, alcançamos a justiça que vale diante de Deus, somente pelo sangue de Jesus. Conseqüentemente podemos chegar-nos diante do santo trono de Deus, somente pelo sangue de Jesus. “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus” Hb 10.19. Esse fato grandioso passa freqüentemente despercebido.
Não podemos, portanto, falar com Deus sem passar em espírito pelo sangue de Jesus. Por que tudo permanece tão apertado em ti quando oras? Por que é tão difícil interceder por outros? Porque esqueces que tens que passar pelo sangue de Jesus. E não podemos passar através do sangue de Jesus, sem que o Espírito Santo glorifique o Cordeiro e sem que nós experimentemos algo da sua morte por causa dos nossos pecados, sim, sem que sejamos levados à adoração. Por que? O requisito para a intercessão efetiva é sempre a adoração. Por isso, nunca te apresenta distraído na santa presença de Deus, pois Ele se fecha diante de ti se não te aproximares conscientemente através do sangue de Jesus. Começa a adorá-lo, ao Pai e ao filho, e verás como teu coração se alegra e poderás fazer intercessão.
            Perguntemo-nos mais:
Qual é a melhor hora para a oração?Muitos dirão: De manhã. Naturalmente! A Escritura diz: “Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos” Is 50-4b. Só têm vitória diariamente aqueles que tiveram antes um encontro com o Vencedor. Aquilo que és no período de silêncio de manhã, és durante todo o dia. Queremos responder essa pergunta ainda por outro ângulo, conforme a Escritura. Em Hebreus 4.16 está escrito: “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para o socorro em ocasião oportuna”.
Quando precisamos de socorro?Sempre! Precisamos chegar à situação de 1 Tessalonicenses 5.17: “Orai sem cessar” – oração direta e indireta: a oração direta no quarto, a indireta, constantemente no trabalho. Nesta época, em que o mundo está repleto de poderes demoníacos, somente pessoas que estão constantemente em contato com o Senhor podem subsistir. Nestes tempos finais, em que as tentações crescem, somente pessoas de oração experimentam a vitória do Senhor. Neste ultimo período de graça, em que as trevas aumentam, só aqueles que aprenderam a orar andam na luz. Neste tempo, em que o mundo se endurece sempre mais, somente pessoas de oração podem arrebatar as almas do Diabo.
Pessoas que oram são realizadoras de milagres,
Crêem no trono, com poder,
 Pessoas que oram são dominadoras do mundo,
Seu salário é real.

Por isso, orai, orai, orai sem cessar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário