Assim diz o Senhor:

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. (Tiago 4:10)

domingo, 26 de junho de 2011

O Perigo do Orgulho - Parábolas

Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em português a palavra orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa, dependendo das circunstâncias. Assim, o termo pode ser empregado tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.
Estava pensando no quanto o orgulho veio a atrapalhar minha vida e quanto me fez perder significativamente grandes coisas irreparáveis  e decidi discorrer sobre este “hálito” insuportável. Confrontando com ensinamentos bíblicos graças ao nosso maior referencial de perfeição. Obrigado Senhor Jesus.
É Preciso ter sabedoria para não cair no laço do orgulho pois há momentos na vida de um casal que é preciso deixar o orgulho de lado para que o casamento não seja destruído.
                O grande problema é que a maioria dos casos ninguém quer dar o braço a torcer, ou seja, não querem admitir o seu erro. Com isso colocam em jogo o lar por não voltar atrás em sua decisão.
                Ao lermos o livro de Daniel 4.25-37, veremos o Rei Nabucodonosor sendo vítima de seu próprio orgulho em relação a belíssima cidade da Babilônia. O orgulho levou grandes homens de Deus a serem destruídos ao longo da história. O orgulho é como o mau hálito, às vezes nem a própria pessoa sabe que o tem.
                Portanto precisamos ficar atentos em relação a esse sentimento.
Existe até uma historinha pra se contar sobre o orgulho:

Certo dia, um casal ao chegar do trabalho, encontrou algumas pessoas dentro de sua casa. Achando que eram ladrões, marido e mulher ficaram assustados, mas um homem forte e saudável, com corpo halterofilista disse:
- Calma, pessoal, nós somos velhos conhecidos e estamos em toda parte do mundo.
- Quem são vocês? – perguntou a mulher.
- Eu sou a Preguiça – responde o homem másculo. Estamos aqui para que vocês escolham um de nós para sair definitivamente da vida de vocês.
- Como pode ser a preguiça se tem um corpo de atleta que vive malhando e praticando esportes? – indagou a mulher.
- A Preguiça é forte como um touro e pesa toneladas nos ombros dos preguiçosos;  com ela ninguém pode chegar a ser um vencedor.
Uma mulher velha, curvada, com a pele muito enrugada, que mais parecia uma bruxa diz:
- Eu, meus filhos sou a Luxúria.
- Não é possível! – diz o homem – você não pode atrair ninguém com essa feiúra.
- Não há feiúra para a luxúria, queridos. Sou velha porque existo há muito tempo entre os homens;  sou capaz de destruir famílias inteiras, perverter crianças e trazer doenças para todos até a morte. Sou astuta e posso me disfarçar no mais belo ser.
                E um mal cheiroso homem, vestindo roupas maltrapilhas, que mais parecia um mendigo, diz:
- Eu sou a Cobiça. Por mim muitos já mataram, por mim muitos já abandonaram famílias e pátria; sou tão antigo quanto a Luxúria, todavia eu não dependo dela para existir.
- E eu, eu sou a Gula – diz uma lindíssima mulher com um corpo escultural e cintura finíssima. Seus contornos eram perfeitos e tudo no corpo dela tinha harmonia de forma e movimentos.
                Assustam-se os donos da casa, e a mulher diz:
- Sempre imaginei que a gula seria gorda.
- Isso é o que vocês pensam! – responde ela – sou bela e atraente, porque se assim não fosse seria muito fácil livrarem-se de mim. Minha natureza é delicada, normalmente sou discreta, quem tem a mim não se apercebe, mostro-me sempre disposta a ajudar na busca da luxúria.
Sentado em uma cadeira num canto da casa, um senhor também velho, no entanto, com o semblante bastante sereno, com voz doce e movimentos suaves, diz:
- Eu sou a Ira. Alguns me conhecem como cólera. Tenho muitos milênios também. Não sou homem nem mulher, assim como meus companheiros que estão aqui.
- Ira? Parece mais o vovô que todos gostariam de ter!
Diz a dona da casa.
                - E a grande maioria me tem! – respondeu o vovô – matam com crueldade, provocam brigas horríveis e destroem cidades quando me aproximo. Sou capaz de eliminar qualquer sentimento diferente de mim, posso estar em qualquer  lugar e penetrar nas mais protegidas casas. Mostro-me calmo e sereno para mostrar-lhe que a Ira pode estar no aparentemente manso. Posso também ficar contido no intimo das pessoas sem me manifestar, provocando úlceras, câncer e as mais temíveis doenças.
                - E eu sou a Inveja. Faço parte da historia do homem desde sua criação. – diz uma jovem que ostentava uma coroa de ouro cravada de diamantes, usava braceletes de brilhantes e roupa de fino pano, assemelhando-se a uma princesa rica e poderosa.
                - Como “inveja”, se é rica e bonita e parece ter tudo o que deseja? – diz a mulher da casa.
- Há os que são ricos, os que são poderosos, os que são famosos e os que não são nada disso, contudo eu estou entre todos. A inveja surge pelo que não se tem e o que não se tem é a felicidade. Felicidade depende de amor, e isso é o que mais carece a humanidade... Onde eu estou está também a tristeza.
Enquanto os invasores se explicavam, um garoto, que aparentava cerca de cinco a seis anos, brincava pela casa. Sorridente e de aparência inocente, característica das crianças, sua face de delicados traços mostravam a plenitude da jovialidade, olhos vívidos...
- E você, garoto, o que faz junto a esses que parecem ser a personificação do mal?
O garoto responde com um sorriso largo e olhar profundo:
                - Eu sou o Orgulho.
- Orgulho? Você é apenas uma criança! Tão inocente como todas as outras!
O semblante do garoto tomou um ar de seriedade que assustou o casal, e ele então diz:
- O Orgulho é como uma criança mesmo, mostra-se inocente e inofensivo, mas não se enganem, sou tão destrutível quanto todos aqui. Quer brincar comigo?
A preguiça interrompe a conversa e diz:
- Vocês devem escolher quem de nós sairá definitivamente de suas vidas. Queremos uma resposta.
O homem da casa responde:
- Por favor dêem-nos dez minutos para que possamos pensar.
O Casal se dirige para seu quarto e lá fazem várias considerações. Dez minutos depois retornaram.
E então? – perguntou a Gula.
- Queremos que o Orgulho saia de nossas vidas!
O garoto olha com um olhar fulminante para o casal, pois queria continuar ali. Porém, respeitando a decisão, dirige-se para a saída. Os outros, em silêncio, iam acompanhando o garoto quando o homem da casa pergunta:
- Hei! Vocês vão embora também?!
O garoto, agora com ar severo e com a voz forte de um orador experiente, diz:
- Escolheram que o Orgulho saísse de suas vidas e fizeram a melhor escolha. Porque onde não há orgulho, não há preguiça, pois os preguiçosos são aqueles que se orgulham de nada fazer para viver, não percebendo que na verdade vegetam. Onde há orgulho não a luxuria, pois os luxuriosos tem orgulho dos seus corpos e julgam-se merecedores. Onde há orgulho não há cobiça, pois os cobiçosos tem orgulho das migalhas que possuem, juntando tesouros na terra e invejando a felicidade alheia, não percebendo que na verdade são instrumentos do dinheiro. Onde não há orgulho não há gula, pois os gulosos se orgulham de sua condição e jamais admitem que o são, arrumam desculpas para justificar a gula, não percebendo que na verdade são marionetes dos desejos. Onde não há orgulho não há ira, pois os irados com facilidade destroem aqueles que, segundo o próprio julgamento, não são perfeitos, não percebendo que na verdade sua ira é resultado de suas próprias imperfeições. Onde não há orgulho, não há inveja, pois os invejosos sentem orgulho ferido ao verem o sucesso alheio seja ele qual for; precisam constantemente superar os demais nas conquistas, não percebendo que, na verdade, são ferramentas da insegurança.
Saíram todos sem olhar para trás e, ao baterem a porta, um fulminante raio de luz invadiu o recinto.

Vamos a Bíblia.:
A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra. Provérbios 29.23
O orgulho é a couraça da própria escuridão. O orgulho humano faz com que as pessoas pisem audaciosamente em terrenos onde anjos temem entrar.
Abominável é ao SENHOR todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune. Provérbios 16.5
O autor de Provérbios ensina que esse tipo de relacionamento dominante e superior não agrada a Deus. Ele deseja que seus filhos andem em bondade e humildade, não com arrogância e orgulho.
Pessoas com disposição orgulhosa são difíceis de lidar porque são arrogantes demais. Não se pode lhes dizer nada porque já sabem tudo. Têm tanta opinião que estão sempre na defensiva, o que faz com que não aceitem a correção facilmente, porque teriam de admitir que estão erradas e isso é algo quase impossível para elas.
Além de estar sempre na defensiva, pessoas orgulhosas quase sempre estão ocupadas tentando convencer os outros de que precisam mudar ou do que precisam fazer. Elas sentem a necessidade de convencer aos outros de que estão certas e eles, errados.
Pessoas orgulhosas quase sempre são rígidas, o que explica por que são disciplinadoras tão severas. Elas têm a sua própria maneira de fazer as coisas e, se alguém não faz do seu jeito, reagem de forma impetuosa, as vezes violenta: “Isso! É assim que tem de ser feito – senão”!
Finalmente, pessoas orgulhosas quase sempre são complicadas. Embora a Bíblia Sagrada nos chame a uma vida de simplicidade, elas sentem a necessidade de transformar tudo em algo importante, fazer uma montanha de cada cupinzeiro.
Todas essas coisas ajudam a explicar por que pessoas orgulhosas não são pessoas felizes e pessoas infelizes não conseguem fazer outros felizes.
Satanás odeia a humildade. Ele não pode penetrar nela. A humildade sempre abre a porta para o Senhor tocar nossa vida.
O inimigo de nossas almas tenta transformar a vida da família num palco de orgulho. Precisamos lutar contra isso nos humilhando, nos diminuindo, para que o Senhor possa crescer em nós. Não estamos aqui nesse mundo para provar o quanto somos poderosos, mas apenas para servir ao Senhor.
Nesta vida, ou nos humilhamos ou somos humilhados. A humildade nem sempre é uma característica natural em qualquer ser humano – nem todos nascem com ela. Nosso relacionamento com Deus se edifica mais eficazmente quando submetemos nossa vida, pensamentos e perspectivas a Ele. Nosso alvo sempre deve ser viver da melhor forma possível a fim de que o Espirito Santo não se entristeça, contudo seja bem vindo em nossa vida.
Quanto você tem aceitado a humilhação do seu companheiro? Quanto tem dado ouvidos aos pedidos de perdão. Quanto tem destruído vidas e acabando com a sua pelo orgulho e rigidez de espírito?
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. (Tiago 4:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário